No ar em ‘Haja coração’, Betty Gofman fala da mania de adotar animais

Atriz apresenta Menina, uma de suas cadelas, e Nina, uma macaca-prega

POR BETTY GOFMAN

11/09/2016 4:30

2013-628285435-2013-626627752-2013070480317.jpg_20130704.jpg_20130711.jpgDupla. Betty Gofman com a cadela Menina – Eduardo Naddar / Agência O Globo

PUBLICIDADE

ÚLTIMAS DE TV

RIO – Menina chama enquanto escrevo. Precisa de mim. Está surda.

Na casa em que nasci, o bicho veio não para aprender, mas para ensinar. Minha irmã Clarisse, com dificuldade de andar, aprendeu a levantar com quem anda em quatro patas. Quando todos nós chegamos, já havia bicho. Viemos depois.

Dolly, a pincher, morreu quando eu tinha 11 anos. Chorei tanto, mas tanto. Como se tivesse perdido alguém. Eu, talvez?…

Quatro irmãos, eu caçula. Carro na estrada, subindo a serra. A menina me chama. Eu olho pela janela, sozinha. Bichinhos machucados, abandonados e meu coração enxerga. Não conto para ninguém e choro, escondida até de mim.

Vou morar sozinha e não tenho coragem de ter um bicho de novo em casa. Escondo na rotina o olhar do coração.

Então, numa feira de animais — o que hoje sei ser uma coisa odiosa —, me deparo com aquele ser frágil. Eu o levo comigo. Ele morre rápido, sem as vacinas nem a idade que tinham me dito que tinha.

Pouco tempo depois, caminhando desatenta, o coração enxerga um whippet. Me prometo que esse será meu companheiro para sempre. Companheira, na verdade. Veio menina, a minha Menina.

“Olha aquelas duas magrelas correndo na Lagoa!” Faço tudo com ela: trilhas, almoços e banhos. No chuveiro, o meu xampu e o dela.

PUBLICIDADE

Os olhos do coração se abrindo cada vez mais, Menina ao meu lado, tendo seus filhotes e a vida segue.

Recém-casada, com a Menina, encontro na estrada, à beira de uma comunidade, um vira-lata maltratado, triste. Invisível aos olhos, mas não aos da alma. Não quis levar e fui embora.

“Meio doida, sabe? Mulher carente.” Com medo de ser vista assim, como os protetores são vistos, fraquejei. Chorei 15 dias, arrumei o telefone do lugar, mas era tarde. Atropelado. Chega.

Não era por eles, só. Era por mim. Necessidade que eu tinha de ajudar. O radar para as dores deles não desligava e eu não podia ignorar. Prometi que, desse dia em diante, iria ajudar sempre.

Fui fazer um filme em Barcelos, na Amazônia. Lá eu a vi, em posição fetal, amarrada a uma árvore. Nina me chama. Sem nem me olhar. A macaca-prego de barriga amarela acabou no meu colo de tanto que falei dela. E nem sabia o que fazer, mas tinha que fazer. Liguei para Dayse, a bióloga que me ensinou a cuidar. Comprei fraldas, leite, taquei tudo numa bolsa e fui para o set de filmagem. Na volta, punha ela para dormir cantando.

Antes de as minhas filhas sonharem em vir, já tinha sido mãe. De outra espécie. E daí? Tem gente que cuida de gente, eu de bicho.

Nina foi para Manaus, mora no Hotel Tropical e estrelou, por acaso, o filme “Tainá”. Virou atriz, como a mãe.

Menina me chama. Está surda. Tem a idade do meu despertar. Da menina que vive dentro de mim.

PUBLICIDADE

Eu resgato bichos de rua e, ao doar para um novo lar, me resgato também. Já não consigo comer carne, frango. A natureza de cuidar é maior que a de ser predador em mim.

Menina me chama. Eu obedeço. Ela, surda, mas a gente se escuta, sempre. Ela quer sair, passear por aí, ser bicho.

Quem sou eu para não responder? Esta não seria eu.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/revista-da-tv/no-ar-em-haja-coracao-betty-gofman-fala-da-mania-de-adotar-animais-20081045#ixzz4K3vUSo88
© 1996 – 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem categoria