ABANDONO DE ANIMAIS: UMA SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA QUE PARECE NÃO TER FIM

A quantidade de bichinhos abandonados nas ruas do Brasil é enorme, e isso porque grande parte da população que tem um pet acaba desistindo e os deixando largados em qualquer esquina. Os motivos para abandonar um animal indefeso sozinho pelas ruas pode variar, seja o ato de fazer necessidades em lugares inapropriados, soltar uma grade quantidade de pelos ou até mesmo por crescer mais do que esperado pelo Por conta desse tipo de pessoa, a tendência do número de animais de rua crescer é cada vez maior, sendo estes em sua maioria gatos e cachorros. Mas, o que não explica essa atitude, é que antes de qualquer pessoa adotar ou comprar um bichinho, ela fica ciente do comportamento do animal, de que ele irá brincar, crescer, dormir e fazer necessidades, por isso, é sempre reforçado que antes de levar o animal embora, seja perguntado sobre a estrutura e disponibilidade para cuidado dele.

Segundo estatísticas da Organização Mundial de Saúde, existem cerca de 20 milhões de gatos e cachorros de rua no Brasil. Estima-se que eles vivam em média dois anos, dependendo muito se está recebendo os itens básicos para sobreviver, essencialmente água e comida. Além de sofrer traumas devido ao abandono, o bichinho também poderá sofrer agressões, logo a pessoa que abandonar um animal estará cometendo o crime, previsto em lei, no artigo 3º do Decreto Federal 24.645/34, que considera o abandono como um dos exemplos de maus tratos, assim como, manter preso, espancar, mutilar, explorar, entre outros. Diante de atos de abandono ou violência, faça sua parte e denuncie a situação à polícia.

Abandono1 (2)

Caso você realmente queira um animal de estimação, uma solução bem viável para amenizar a população de animais de rua, é a adoção dos bichinhos abandonados. Mas, antes mesmo de pensar em levá-lo para casa, verique se terá as condições de cuidar e prover uma boa vida à esses peludos que merecem nossa atenção e talvez já tenham passado por um grande trauma, procurando agora um cantinho para ser feliz.

Fonte: Oficial Brandabandono

Fonte Imagens: Irmão Animal, Pinterest, Ajudar Animais e Eu Quero Ajudar Curitiba
maus tratos copy

Anúncios