Média de longevidade dos cachorros no Brasil é de apenas três anos.

Posted: 31 Oct 2014 05:52 PM PDT

Cuidados básicos prolongam a vida saudável de cães e gatos. Vamos reverter esta triste estatística e cuidar melhor dos nossos amigos peludos.

Vida breve

No Brasil a expectativa de vida dos cerca de 30 milhões de cachorros domiciliados é de apenas três anos. E pior, apenas os cães domiciliados entraram nas pesquisas, que deixaram de fora das contas os aproximadamente 20 milhões de cachorros que vivem nas ruas e todos os gatos. Ou seja, se fosse contabilizado todo o enorme contingente de animais que vagam abandonados à própria sorte, morrendo de doenças diversas, ou vítimas de atropelamentos, envenenamentos e de outras maldades que sofrem, a expectativa de vida seria ainda pior. Os dados são da Organização Mundial de Saúde, logo, sérios e preocupantes.

Causas

Doenças infecciosas são responsáveis por 35% das mortes e estão em primeiro lugar no Brasil. Já os tumores, que costumam encabeçar a lista em outros países, aqui caem para o segundo lugar. Nos Estados Unidos, a expectativa dos peludos mais que triplica. É de 10 anos, contra 8,3 anos no Japão e os já citados apenas 3 anos aqui no Brasil.

Acidentes

Cada vez mais inseridos na rotina familiar dentro das casas, cães e gatos acabam ficando em contato mais frequente com perigos que podem causar acidentes domésticos, ocasionando desde leves intoxicações a óbitos. Deixar inacessíveis medicamentos, alimentos e produtos químicos que possam fazer mal aos peludos é mais do que obrigatório. Um exemplo é o delicioso e aparentemente inocente chocolate, que pode ser fatal por conter teobromina, uma substância presente no cacau. Resíduos de nicotina, de cigarros inteiros ou de restos em cinzeiros, produtos de beleza e limpeza também podem matá-los e devem permanecer inacessíveis.

Continue a ler a coluna clicando na imagem, ou aqui.

MaeDeCachorro?d=yIl2AUoC8zA MaeDeCachorro?d=YwkR-u9nhCs MaeDeCachorro?d=qj6IDK7rITs
I3i_nUFxTdI?utm_source=feedburner&utm_medium=email

Anúncios
Sem categoria