Animais de estimação também podem aproveitar os benefícios da aromaterapia

aromaterapia-petrede

No Brasil, a aromaterapeuta e aromatóloga Sâmia Maluf foi uma das primeiras pessoas a disseminar o conceito de Aromaterapia, uma ciência que estuda os benefícios físicos e psíquicos decorrentes do uso dos óleos essenciais e vegetais extraídos de flores, folhas, frutas, caules e raízes.

“É um método natural de promoção de saúde física e psíquica que também pode ser utilizado nos animais de estimação”, defende. A especialista reconhece que a ideia de usar óleos essenciais em cães, gatos e pássaros pode parecer estranha. Mas, na verdade, é uma das maneiras mais lógicas e sensatas para ajudar os animais de estimação a serem saudáveis e felizes. “Eles têm a sensibilidade muito aguçada”, esclarece.

A Aromaterapia pode ajudar na higiene, em problemas físicos – como os respiratórios e dermatológicos – e em problemas comportamentais: medos, agressividade e estresse. “Quando um cão cheira um óleo essencial, as moléculas passam através de seu sistema olfativo para a área límbica do cérebro, que lida com o instinto, a emoção e a regulação de muitos sistemas e órgãos, como a resposta antiinflamatória”, exemplifica. Ela lembra que gatos são mais sensíveis a aromas do que cães, e que, dependendo do animal, mudam as quantidades de óleo essencial usado notratamento.

Em pássaros, o tratamento com óleos essenciais deve ser feito por difusão no ambiente ou por meio de uso tópico, se houver algum ferimento. “Eles nunca devem ingerir a substância”, alerta.

A diluição é outro fator importante no tratamento. Ela deve ser feita em óleos vegetais. “O melhor é utilizar água com um solubilizante, que pode ser o álcool de cereais ou ovinagre de cidra”, indica. Já se a recomendação for que o animal inale o óleo essencial, o melhor é optar por utilizar algumas gotas em um chumaço de algodão e aproximá-lo do pet.

Confira a seguir algumas receitinhas com óleos essenciais que Sâmia preparou para os animais domésticos:

Para higienizar os dentes dos cães

Misture uma colher de Óleo de Coco Extra Virgem, três gotas de Óleos Essencial de Tea Tree, uma colher de café de Argila Branca e uma gota de óleo Essencial de Hortelã Pimenta. Escove e, com uma espátula especial, retire todo o tártaro dos dentes. “Assim não são causados nem machucados nem sangramentos”, explica.

Para tratar problemas respiratórios em pássaros

Colocar em um aromatizador elétrico dez gotas de Óleo Essencial de Tea Tree, cinco gotas de Óleo Essencial de Eucalipto Glóbulos e cinco gotas de Óleo Essencial de Hortelã Pimenta. Deixar aromatizando o ambiente.

Para tratar o estresse em gatos
Coloque no aromatizador elétrico uma mistura de dez gotas de Óleo Essencial de Ho Leaf e quinze gotas de Lavanda. “Eles acalmam, diminuem a agitação e o medo que causam estresse. Também é útil no caso de sensibilidade a ruídos”, diz Sâmia.

Para acalmar papagaios e pássaros estressados

Em um aromatizador elétrico, use dez gotas de Óleo Essencial de Lavanda, cinco gotas de Óleo Essencial de Palmarosa e cinco gotas de Óleo Essencial de Ho Leaf.

Para acalmar, higienizar e nutrir a pele dos cães
Misture 30 gramas de Óleo de Coco Extra Virgem, cinco gotas de Óleo Essencial de Lavanda e dez gotas de Óleo Essencial de Tea Tree. Espalhe no animal.

Fonte: Bem Paraná
Anúncios
Sem categoria