Estudo revela que cães “copiam” bocejo dos donos

A partir de agora é bom prestar atenção quando bocejar, pois logo em seguida seu cão deve fazer o mesmo.

Segundo pesquisa realizada pela Universidade do Porto, em Portugal, o som do bocejo humano estimula os cães a fazerem o mesmo. “Estes resultados sugerem que os cães têm a capacidade de ter empatia com os seres humanos”, revela Karine Silva, uma das autoras do estuado, ao jornal britânico “The Telegraph”.

O estudo reuniu 29 cães e os colocou para ouvir gravações de bocejos de pessoas. Durante a avaliação pelo menos metade dos bichinhos também bocejava ao ouvir o som. A frequencia aumentava cinco vezes mais quando o bocejo que ouviam era o dos próprios donos, com quem já viviam há pelo menos seis meses.

“Os cachorros bocejaram mais quando ouviram os seres humanos que conheciam o bocejo, daí surgiu a ideia de que os cães também podem criar alguma empatia com humanos”, afirmou a pesquisadora Joana Bessa.

Não é a primeira vez que essa teoria é levantada, um estudo anterior, de pesquisadores da Universidade de Birkbeck College, em Londres, descobriu que os cães imitam o bocejo 75% das vezes que veem um ser humano fazer isso.

Fonte: http://colunas.revistaepocasp.globo.com

Anúncios
Sem categoria