Tratamentos alternativos para animais

Conheça alguns cuidados e tratamentos essenciais para o bem-estar do animal

Publicado em 10/10/2011

Janaína Campoi / Edição: MdeMulher

gato dormindo

Conheça os recursos que tranquilizam e fortalecem os bichos
Foto: Getty Images

Florais, cromoterapia e aromaterapia já são recursos muito usados para tranquilizar e fortalecer a energia vital de cães, gatos e pássaros:

Florais

As gotinhas de essências feitas com flores são misturadas à água que o bicho bebe. De acordo com a terapeuta Valéria Wagner, de São Paulo, os florais podem ser passados na cabeça do animal ou aplicados com spray em torno dele. Os resultados, segundo ela, são excelentes: "Ameniza problemas de comportamento, como ansiedade, e ainda fortalece os ossos". Segundo ela, todos os sistemas de florais (Bach, Austrália, Califórnia, entre outros) têm bons efeitos nos bichos.

Cromoterapia

Segundo a cromoterapeuta Sílvia Fávero, de São Paulo, o tratamento com luzes coloridas pode ser aplicado no animal pelo próprio dono. Para acalmá-los, recomenda direcionar um feixe de luz azul (uma lâmpada, por exemplo) sobre o bicho por cinco minutos. Para aumentar o apetite, luz amarela. Se for difícil manter o animal parado, deixe-o num ambiente com a luz colorida por meia hora.

Aromaterapia

Supersensíveis aos aromas, os animais reagem a eles muito mais rapidamente que os humanos. Segundo a especialista Sandra Spiri, de São Palo, os óleos essenciais podem ser acrescentados a xampus e cremes, atuando sobre o físico e o emocional do bicho. Para um tônico calmante, Sandra recomenda misturar 30 ml de álcool de cereais e 30 ml de água com uma gota dos seguintes óleos essenciais: lavanda, manjerona e petit grain. Para combater pulgas, borrife sobre o bicho a mistura de 50 ml de hidrolato de lavanda com cinco gotas de óleo essencial de lavanda.

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br
/

Anúncios
Sem categoria