Cães entendem humanos como crianças, diz estudo

estudo-caes-20120117122038.jpg

São Paulo – Cães, como as crianças, são capazes de estudar detalhes menores das comunicações humanas e interpretar intenções corretamente, segundo um novo estudo feito por pesquisadores da Hungria.

O estudo publicado na Current Biology pode deixar muitos donos de cães que vêem seus amigos peludos e falam com eles como se fossem filhos mais felizes.

O cão segue seu olhar. No entanto, quando a mulher olha para baixo, e não para a câmera, quando diz "Olá, cão", o cão não segue seu olhar subsequente.Os pesquisadores mostraram dois vídeos aos cães. No primeiro, uma mulher diz, "Olá, cão", enquanto olha diretamente para a câmera. A mulher, então, se vira em direção a um contêiner.

Isso acontece porque os cães captam a diferença sutil no comportamento da mulher nas duas situações, segundo Adam Miklosi, biólogo comportamental da Universidade Eotvos Lorand de Budapeste, na Hungria, e um dos autores do estudo.

O estudo mostra que os cães são capazes de ler o comportamento humano, diz ele, e entendem quando as pessoas se dirigem a eles. Outros estudos mostram que bebês têm a mesma habilidade de interpretar a intenção de um adulto.

"Os cães são funcionalmente similares a um bebê de seis meses a um ano", diz Miklosi, "embora não saibamos como a mente do cão lida com o problema, e esta seja provavelmente uma maneira diferente do bebê". Os cães provavelmente adquirirem esta habilidade através de gerações de domesticação.

"Estar numa família humana confere aos cães a habilidade de interagir de forma humana", diz Miklosi. "Você realmente pode tratar seu cão como uma espécie de bebê, coisa que não faria com um bode ou outro animal doméstico".

http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/caes-entendem-humanos-como-criancas-diz-estudo-17012012-19.shl

Anúncios
Sem categoria