Cuidado com o que seu cachorro come.

Cuidado com o que você oferece para o seu cãozinho.

É comum chegarem a clínica animais que comeram ossos, chinelos, palitos, fios de linha, sacolas plásticas, agulhas, calcinhas, camisinhas, e muitos outros objetos que ficam presos em algum ponto do seu trato digestivo.

Muitos animais precisam fazer cirurgia para retirar o conteúdo que se encontra amontoado em seu estômago ou encarcerado numa alça intestinal. Os corpos lineares (linhas ou tirinha de tecido) podem ficar presos por uma ponta (como um anzol) e se alongar por vários metros do intestino do animal. Os movimentos peristálticos (normais do intestino e que empurram o alimento) acabam fazendo uma pressão que fere a mucosa intestinal podendo levar a ruptura.

Ossos de galinha quando mordidos se quebram formando pontas afiadas que facilmente perfuram a mucosa do trato digestivo. Qualquer palito ou haste de metal ou madeira também pode provocar uma ruptura.

A foto acima é de um pequeno cotonete que matou um poodle. Antes do animal vir a óbito ele sofreu muito devido as muitas infecções e feridas na cavidade abdominal, onde se observou inúmeras aderências à necropsia.

Paula Mello

Leia mais

Depois que a mucosa é perfurada as consequências são graves e muitos desses animais acabam vindo a óbito.

A foto abaixo é da necrópsia de um animal que morreu depois de ter comido osso de galinha. O osso perfurou o seu esôfago e deixou o animal agonizando por mais de 24 horas. (Fonte da foto abaixo: Patologia Veterinária)

http://www.portaldeveterinaria.com/2009/06/cuidado.html

Anúncios
Sem categoria