Animavida: animais contra as alergias

-Pag08%20%20foto1%2002-11-2011.jpg

FOTO: Divulgação

O mito de atribuir a cães e gatos a responsabilidade pelas alergias em crianças pequenas vem sendo derrubado sistematicamente pela ciência. Um novo estudo publicado na revista “Clinical & Experimental Allergy” mostra que gatos ou cães não aumentam os riscos de alergia a animais domésticos em crianças.

Com o crescente aumento dos casos de asma no país, surgiu a dúvida: – É melhor um ambiente totalmente livre de germes ou é melhor que a criança tenha um certo contato com poeira e pêlos de animais? Essa questão motivou a pesquisa que foi realizada pelo Departamento de Saúde Pública Henry Ford, em Detroit, EUA.

O estudo acompanhou um grupo de crianças do nascimento à vida adulta e contatos periódicos com os pais e responsáveis constataram a exposição aos pets. Quando essas crianças completaram 18 anos, forneceram amostras de sangue aos pesquisadores que mediram anticorpos a alérgenos de cães e gatos. Os resultados mostraram que a exposição a um animal específico no primeiro ano de vida é a mais importante. Foi verificado que os riscos de sensibilidade ao animal caíam pela metade em comparação aos que não conviviam com cães no primeiro ano de vida. E o mesmo aconteceu com gatos.

Com essas novas informações, é necessário o início de uma reflexão por parte dos médicos que, numa visão simplista, vêem determinando que donos de animais de estimação se desfaçam deles quando uma criança pequena chega na casa. Além disso, não devemos esquecer dos benefícios psicológicos gerados pelo convívio entre crianças e cães e gatos. É tudo uma questão de informação e bom senso.

AÇÃO – A AnimaVida coordenou o segundo mutirão de castrações (acima) realizado neste fim de semana em Pedro do Rio onde foram feitas 40 cirurgias em cães e gatos. O projeto é patrocinado pela Sociedade Mundial de Proteção Animal, a WSPA, e contou com a colaboração de cirurgiões e estudantes da Faculdade de Veterinária da Serra dos Órgãos (Feso), de Teresópolis. Alguns animais também receberam atendimento ambulatorial, além de medicamentos para o pós-operatório.

EVENTO – Sábado é dia de feirinha de adoções do Gapa-ma no Hipermercado Extra de Itaipava das 9h às 16h. Os interessados devem levar documentos, passar pela entrevista e firmar os termos de adoção e acompanhamento. Todo processo é gratuito e a linha para adoções é a 8819-8029.

Anúncios
Sem categoria