Japão cria abrigos conjuntos para pessoas e animais

Japão cria abrigos conjuntos para pessoas e animais

21 de março de 2011

Tsunami é uma palavra japonesa cujo significado é “onda de porto”. Para as estradas, construções e tudo o mais que esteja na frente de um tsunami, a destruição é quase certa.

A devastação criada pelo tsunami de 11 de março de 2011, na região nordeste do Japão, somente poderá ser amenizada com muita solidariedade e compaixão por todos os seres que sobreviveram à tragédia.

Desabrigados em Kesennuma, norte do Japão, estão sendo atendidos com seus animais.

Em muitas áreas atingidas foram criados abrigos mistos, onde as pessoas permanecem ao lado de seus animais. Apesar de estarem abrigados em segurança, a situação é muito dífícil para animais e pessoas.

Alguns abrigos estão servindo apenas porções de arroz. A água está sendo racionada.

A tragédia parece ser compreendida por todos, inclusive os animais, que são alimentados com a porção de comida a qual cada família recebe diariamente e que divide com seus cachorros e/ou gatos. Até o dia 17 de março, cães e gatos só tinham recebido alimentação para humanos.

As pessoas estão dividindo sua comida e água com os seus animais.

Muitos socorristas e protetores revelaram que estão conseguindo reunir os animais e seus tutores graças a identificação que eles tinham em suas coleiras. Uma grande parte de animais foi encontrada com um saco plástico com fecho preso a coleira, dentro dinheiro e um bilhete que pedia a pessoa que encontrasse o animal para devolvê-lo a sua família e que usasse o dinheiro para alimentá-lo e para o transporte.

Graças a identificação, muitos cães foram encontrados pelos tutores.

Nas catástrofes naturais e em outras tragédias, os animais sempre são os últimos a serem lembrados pelas autoridades. Como as pessoas, eles precisam ser socorridos.

Assista a um vídeo sobre os abrigos mistos no Japão:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=I5qGm0L2xDA

Nota da Redação: Os animais são seres sencientes, sentem fome, frio, tristeza e se solidarizam com a dor não só de outros animais, mas com a dor humana. Solidarize-se você também, exija que o direito à vida dos animais seja respeitado. Os animais tem direitos, cabe a nós o dever de cobrá-los.

http://www.anda.jor.br/2011/03/21/japao-cria-abrigos-conjuntos-para-pessoas-e-animais/

Anúncios
Sem categoria