Resumo da Reuniao no RJ

Amigos, aqui está o resumo do Primeiro Encontro pelos Animais- R.J.

No dia 11 de novembro de 2001 ocorreu a primeira reunião do Movimento a favor dos animais idealizado por Sonia Miranda Rodrigues.

O evento foi realizado no Centro cultural do trem do Corcovado, local gentilmente cedido pela administração do local.

Compareceram a esta primeira reunião cerca de 25 pessoas, estando presentes veterinários, advogados, protetores, ativistas e demais interessados na causa dos animais.

Em destaque a presença do Sr. Paulo Conti, Presidente da Associação de Moradores e amigos do Cosme Velho e do Dr. Alceu Cardoso, coordenador técnico da SEPDA (Secretaria de Proteção Animal ) que lá compareceu na condição de veterinário e protetor dos animais.

Inicialmente a reunião objetivava o esboço de um Estatuto dos Animais que, transformado em Projeto de Lei através de algum político interessado na defesa dos animais seria, futuramente, mais um instrumento legal de proteção.
Ocorre que, aberta a discussão, chegou-se a um consenso de que num primeiro momento não precisaríamos de mais leis, mas apenas fazer cumprir as que já existem e trabalhar na principal causa dos maus tratos dos animais, ou seja, na falta de educação e de informação.

Neste sentido foram alinhavadas algumas diretrizes que nortearão as próximas reuniões efetivamente:

– Apoiar as iniciativas da Veterinária Carla que já atua em comunidades carentes e, futuramente através da Igreja do bairro no sentido de prestar esclarecimentos, tirar dúvidas da comunidade e orientações sobre Meio Ambiente.


– Apoiar através de campanhas e abaixo-assinados a criação no Rio de Janeiro de uma promotoria, delegacia e Varas Federais especializadas em Direito Ambiental.

– Utilização do cineclube do Centro cultural do trem do Corcovado para exibir filmes educativos do Instituto Nina Rosa e outros como A carne é fraca, Fulaninho, Terráqueos, Não matarás, etc.

– Panfletagem sobre a importância da castração junto a eventos de adoção realizados na Lagoa Rodrigo de Freitas e outros locais.

Dois abaixo-assinados,um deles idealizado pela Ong Cena Urbana, na presença de Elizabeth Ribas, foram firmados pelos presentes no sentido de requerer apoio do Município do Rio de Janeiro aos animais do Campo de Santana

http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/7243

"QUEM NÃO TEM TETO TEM PRESSA",

OS ANIMAIS ESTÃO ADOECENDO AO RELENTO.

Este é o link do blog, criado pela protetora Rosana, para maior conhecimento dos problemas que ocorrem no
Campo de Santana:

www.gatosabandonadosdocampodesantana.blogspot.com

o outro, idealizado pela infosentiens , pela manutenção do art.32 da lei 9.605/98 que pune abusos e maus tratos contra animais domésticos e domesticados.

-A próxima reunião deverá ser dia 2 de Dezembro.

Obrigado e peço que divulguem os abaixo-assinados e o blog do Campo de Santana também.

Anúncios
Sem categoria