O que é veganismo a final?

O veganismo é uma filosofia seguida por pessoas que, por princípio ético, não usam produtos de origem animal: carnes, laticínios, ovos, mel, couro, lã, seda, etc., e se abstêm de produtos testados em animais, incluindo remédios, cosméticos e produtos de limpeza. Vegans também não pactuam com outras formas de exploração e desrespeito à vida animal entre elas: circos, rodeios, rinhas, comércio de animais.

Muitas pessoas vêm o veganismo simplesmente como uma dieta restritiva, uma lista de produtos e ingredientes a serem evitados, mas na verdade, isso é apenas parte da filosofia de vida positiva e de compaixão.

O veganismo é um caminho para deixar de ser cúmplice das crueldades inerentes à criação animal. Cada um de nós pode fazer escolhas por um mundo melhor a cada dia.

Há quem ache um direito natural do homem submeter os animais a todo tipo de crueldade, assim como já foi natural, no passado, que algumas pessoas se julgassem superiores às outras pela diferença da cor da pele ou credo religioso.

Foi preciso que grupos abolicionistas e humanitaristas trabalhassem (mesmo sendo ridicularizados e discriminados— no início), para que os homens enxergassem o absurdo na forma como tratavam outros serem humanos (mulheres e escravos).

A mudança de consciência já está acontecendo e cada vez mais homens auxiliados por um novo tipo de abolicionistas— que falam por seres que não podem falar por si— saberão que os outros animais não são sua propriedade. São seres com direito a vida digna.

Anúncios
Sem categoria