Gatos apresentam reações à vacina contra raiva

Centro de Controle de Zoonoses municipal investiga uma morte

POR RICARDO ALBUQUERQUE

Rio – A nova fórmula da vacina antirrábica do Ministério da Saúde está sob suspeita. Cerca de 30% dos 21.499 gatos imunizados no primeiro dia da campanha no Rio, no sábado, apresentaram reações. Após a morte de um dos bichanos, a ONG Sociedade Zoófila Educativa (Sozed) entrou em contato com a prefeitura, pedindo a suspensão da vacinação.

gatos

Sete gatos de Angela ficaram sonolentos e sem apetite após vacina | Foto: Felipe O’Neill / Agência O Dia

O diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município, Fernando Ferreira, admite que a morte será investigada. “Mas é importante não deixar de vacinar e observar o comportamento do animal”, defende Ferreira.
Segunda-feira, o CCZ recebeu mais de 300 relatos de donos de gatos, apreensivos com a saúde dos animais. O número surpreendeu Ferreira, que notificou a Secretaria Estadual de Saúde. Em média, o CCZ recebe de 40 a 50 ligações por dia em época de campanha.
Indignado com a morte da gatinha Sheila Lili, 10 anos, que era o xodó da família, o funcionário público Cyro Fernando Fernandes gastou R$ 210 no veterinário para salvá-la: “Vacinei sábado e, domingo, ela entrou no soro, mas morreu terça. Agora, só vacino em clínica. É mais seguro”.
O susto da aposentada Angela de Carvalho, 62, no Flamengo, também foi grande. Os seus sete gatos sofreram reação. “Três horas depois da vacina, ficaram sonolentos e não queriam comer. Entrei em pânico”, disse ela, que, por recomendação do veterinário, medicou os animais. “O último só melhorou na terça”, contou.
O Ministério da Saúde informou que investiu R$ 24,5 milhões na compra de 30,9 milhões de doses. O órgão garantiu que a nova vacina é mais segura e imuniza por um período maior. A composição foi submetida a provas rigorosas.
Hoje, o presidente da Comissão Especial dos Direitos dos Animais da Alerj, deputado André Lazaroni (PMDB), envia ofício à Secretaria Estadual de Saúde, pedindo apuração dos relatos de donos de animais.

http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/8/gatos_apresentam_reacoes_a_vacina_contra_raiva_102854.html

Sem categoria

6 comentários sobre “Gatos apresentam reações à vacina contra raiva

  1. Assunto: REAÇAO VACINA DA RAIVA

    Oi Angela, tudo bem?

    Preciso saber se seus gatos melhoraram. Estou com o “coração nas mãos” … minha gata de 10 anos esta com todos os sintomas dos seus gatos após a vacina contra raiva. Ela tomou a vacina ontem.
    Qual o tratamento que o veterinário recomendou?
    Por favor, me ajude.

  2. Oi… Vacinei as meu gatos (4) ontem na campanha de vacinação de raiva aqui em Sao Paulo e aconteceu a mesma reação.. Os gatos estão mancando e muito sonolentos. Liguei para o CCZ hoje às 8h e me passaram o telefone da filial de cidade ademar (mais próxima de casa). As 9h falei com a doutora Juliana do CCZ que falou como tratar (com compressa gelada e dipirona) e me tranquilizou.. mas tb falei com a veterinária dos meus gatos para confirmar!! Até agora eles continuam dormindo muito, mas, de acordo com a minha veterinária (doutora Anna) é necessário hidratação contínua (com agua) pra que eles voltem ao normal. Eles melhoraram um pouco da perna que estava dura (eles não colocavam a pata no chão direito – agora já colocam um poucuinho) e comeram um pouquinho de comida pastosa. Caso eles continuem assim, o CCZ falou que eles mandam um veterinário para verificar!! Caso alguém saiba de mais alguma notícia sobre isso em SP ou entros lugares por favor comuniquem!!

    Em SP a doutora do CCZ informou que vários animais estão apresentando este sintoma também!! Vacina contra raiva é essencial para nossos animais, mas por favor verifiquem se eles têm alguma reação adversa!!

    Obs.: a vacina de raiva foi aplicada na pata traseira dos meus gatos de forma intramuscular (no músculo).

  3. olá hoje a campanha da vacinação aqui em São Paulo também, tenho 2 gatas vacinei as gatas dia 17 de agosto de 2010. Às 4:00 da manhã percebi que elas estavam sonolentas e não queriam se levantar, tiveram febre e não comeram e nem beberam água, estou preocupada, pois se subesse que a vacina era nova e forte não teria vacinado-as.
    Espero que não acontece delas morreram porque seria muito triste, e se ouver entrarei com processo.

    Obrigada pela atenção, Monique.

  4. Oi, sua gata melhorou, estou passando pelo mesmo problema…não sei o que fazer…
    De noticias. Obrigada!

  5. Oi Lysiane!
    Estou com uma gata que foi vacinada contra a raiva ontem. Hoje ela apresentou esses sintomas que seu gato apresentou.
    Ja estou dando bastante liquido. Gostaria de saber qual a quanidade de DIPIRONA que vc deu aos seus gatos?
    Aguardo resposta!
    Att;
    Rafael

  6. Olá, Ângela minha gatinha Mel também está com os mesmos sintomas que seus gatos, gostaria de saber se eles melhoram pois tenho interesse em saber o que você fez?

Os comentários estão desativados.