Dentes do Cachorro – Dentes limpos garantem mais anos de vida para seu amigão

Ajudem A repassar aos nossos Protetores e Cuidadores de Animais

Dentes do Cachorro Cao-Dente-Limpo-Cao2-w.jpg

“Dentes limpos garantem mais anos de vida para seu amigão”

Como as informações são muitas resolvi colocá-las em forma de perguntas/tópicos para você encontrar mais facilmente o que te interessa.

Os cachorros trocam os dentes?

Sim, os cachorros nascem sem dentes, assim como os bebês e os primeiros dentes de leite começam a nascer por volta de 3 semanas de idade.

Os dentes de leite começam a cair por volta dos 4 meses de idade e termina a muda entre os 5 e 7 meses de idade.

Os filhotes possuem 28 dentinhos de leite

São pontiagudos, portanto bastante afiados e rasgam nossa pele com facilidade

Os dentes definitivos são mais arredondados (são 42 no total)

Normalmente os dentinhos são perdidos durante brincadeiras com objetos ou são engolidos sem que isso represente nenhum problema para o animal. Às vezes encontramos algum caído pela casa.

A troca de dentes não causa nenhuma alteração no estado geral do cachorro, ou seja, eles não ficam febris como as crianças, nem ficam sem apetite ou amuados.

Nas raças miniaturas como Yorkshire, Pinscher, Lulu da Pomerania, etc.. é muito frequente que os dentes de leite não caiam, permanecendo na boca ao lado dos novos definitivos que estão crescendo. Nesse caso é necessário extraí-los antes que causem uma série de problemas.

Essa é a fase em que os cachorros nos deixam loucos, pois roem tudo que encontram pela frente como nossos sapatos, pés das cadeiras, sofás, etc..

É fundamental fornecermos muitos brinquedos, com vários formatos e texturas para ajudá-los a aliviar a coceira das gengivas decorrente da erupção dos novos dentes e assim educá-los a roer as coisas certas salvando nossos pertences.

Existem brinquedos, como o “bastão geladinho”, que vão para o freezer, indicados para esse momento da vida.

Uma dica é a de colocar cubos de gelo em uma tigela rasa cheia de água, pois isso irá distrair, divertir e estimular o intelecto ao mesmo tempo em que proporcionará alívio quando roerem o gelo.

Cao-Dente-Nao-Caiu-w.jpg

Cao-Tab-Nasc-Dentes-w.jpg

Cao-Dentes-Filh-Des-w.jpg

Cao-Dentes-Def-Des-w.jpg

Como saber a idade de um cachorro?

Os dentes podem ajudar a indicar a idade de um cachorro. O grau de crescimento, o tártaro (dentes amarelados) e o desgaste são os indícios avaliados. Claro que cada cão é diferente e o estado de seus dentes vai depender de sua saúde geral e de como foi tratado durante sua vida, portanto podemos apenas ter uma idéia da idade.

Veja o esquema de avaliação:

- 8 semanas = o cão ainda tem todos (são 28) os dentes de leite (pontiagudos)

- 7 meses = já está com todos (são 42) os dentes definitivos (arredondados) e são brancos e limpos

- 1 a 2 anos = os dentes são mais firmes e às vezes os de trás (molares) podem estar levemente amarelados

- 3 a 5 anos = todos os dentes podem mostrar sinais de tártaro (amarelados) e alguns podem estar desgastados

- 5 a 10 anos = dentes bem desgastados e tem sinais de doenças (como por exemplo, gengivas vermelhas e inchadas)

- 10 a 15 anos = os dentes estão bem desgastados e uma crosta de tártaro pode ser vista facilmente. Podem estar faltando alguns dentes.

Cao-Jovem-w.jpg

Cao-Jovem-w.jpg

Cao-Idoso-w.jpg

Precisa mesmo escovar os dentes dos cachorros

Não escovar os dentes do cachorro além de causar aquele famoso “bafo de onça”, faz com que as bactérias se multipliquem criando assim uma placa na superfície do dente conhecida como “placa bacteriana”. Depois disso vem o tártaro, possivelmente a periodontite e doenças em outros órgãos do corpo dos nossos peludos como infecções no coração, doenças no fígado e nos rins

Mau hálito – é decorrente, dentre outras causas, da “placa bacteriana” que se acumula sobre os dentes. O processo de fermentação das bactérias da placa produz substâncias que são responsáveis por esse terrível mau cheiro (o bafo). Experimente a Espuma Bom Hálito que deixa um cheirinho de menta na boca do cachorro.

Placa bacteriana – a placa é composta por proteínas, células mortas e de descamação, saliva, restos de alimentos e principalmente bactérias

Gengivite – é a inflamação das gengivas que pode se transformar em periodontite. Os sintomas da gengivite são inflamação, sangramento e vermelhidão da gengiva, desconforto e dor, além de dificuldade em mastigar. As gengivas saudáveis são rosadas, podemos perceber a gengivite porque a gengiva fica vermelha no local que ela se encontra com o dente

Tártaro – o cálculo dentário, mais conhecido pelo nome de tártaro são aquelas manchas amarelo-alaranjadas nos dentes. O tártaro nada mais é do que a placa bacteriana mineralizada pelos sais presentes na saliva. A sua presença deixa a superfície dos dentes irregular, facilitando o acúmulo de mais placa formando assim uma crosta.

Periodontite – ou doença periodontal – na crosta do tártaro mais bactérias se aderem e começam a afetar os tecidos de suporte do dente, como o osso alveolar. Além de o cachorro correr o risco de perder esses dentes afetados pela doença periodontal, o local da lesão serve como fonte de contaminação para o organismo, podendo atingir órgãos vitais.

A doença periodontal não tem cura e afeta cerca de 80% dos cães adultos. Será preciso anestesiar o cachorro e remover o cálculo (tártaro) tanto acima quanto abaixo da gengiva com um aparelho de ultra som. Este procedimento é diferente de uma simples “limpeza de tártaro” que é feita mediante uma anestesia inalatória leve.

Cao-Gengivite-w.jpg

Cao-Period-Des-w.jpg

Comida caseira dá mais tártaro que ração comercio

O que faz com que o cachorro tenha mais ou menos tártaro são alguns fatores como predisposição individual e falta de higienização. É claro que a ração comercial, por ser mais dura que a caseira ajuda em parte na remoção da placa bacteriana, mas somente a placa que está nas pontas dos dentes.

Posso dar osso para meu cão limpar os dentes?

Os “petiscos” mais duros como ossinho de couro de boi, orelha de porco/boi, palitos, etc.. promovem apenas uma limpeza superficial nas pontas dos dentes. Ossos naturais, sendo ou não defumados, conseguem limpar mais, principalmente os dentes do fundo (molares e pré-molares), e as gengivas, a ponto delas sangrarem, porém os dentes da frente (caninos e incisivos) também só ficam limpos nas pontas.

Cao-Osso-Des-w.jpg

Com que idade devo começar a escovar os dentes do cão?

De acordo com a AVDS (America Veterinary Dental Society), 80% dos cães, a partir dos 3 anos começam a apresentar alguma doença oral, portanto quanto mais cedo você começar a escovar os dentes é melhor

Posso usar a minha pasta de dente no meu cachorro?

O flúor contido na pasta de dentes humana faz mal se for engolido e alguns componentes como, por exemplo, os detergentes, podem causar irritações no estomago dos nossos cães. Não esqueça que os cachorros não têm como enxaguar a boca e cuspir a pasta como a gente faz. Tem que usar uma pasta específica para cães ou escovar sem nada. O importante é escovar, pois é isso que “bagunça” as bactérias impedindo de formar a placa.

Preciso usar uma escova especial?

As gengivas dos cães são bastante delicadas e sensíveis. Você pode usar uma escova de criança macia ou escovas vendidas próprias para cachorro. No começo, o ideal é usar uma “dedeira’ que é uma escova de borracha que você coloca no dedo e massageia e escova os dentes do seu peludo com a maior facilidade.

Tem algum produto que limpe os dentes sem ter que escovar?

Sim. Se você usar o Aditivo Higiene Bucal na água do seu cachorro desde pequeno a placa bacteriana não irá se formar, mantendo assim a saúde bucal do seu amigão.

Se o seu cachorro já for adulto ou idoso e os dentes estiverem amarelos você pode usar o Gel tira Tártaro junto com o Aditivo Higiene Bucal por 30 dias para tirar o tártaro e depois continuar usando o Aditivo para que novas placas não se formem

Cao-Produtos-Mat-w.jpg

Ao ensinar seu peludo a relaxar e deixar mexer na sua boca você estará desenvolvendo um importante trabalho na educação dele e acima de tudo estará reforçando a relação entre os dois, mostrando que você é confiável e que não irá machucá-lo.

Escove os dentes do seu amigão se possível todos os dias a noite depois da ultima refeição

Não se preocupe em escovar os dentes pelo lado de dentro da boca, pois o tártaro normalmente se adere na face externa dos dentes

Veja o vídeo abaixo para aprender como proceder em cada etapa

Fase 1 – acostumar seu cachorro a ser tocado na boca com o dedo percorrendo todos os lados = faça isso por +/- 3 dias

Fase 2 – nos próximos dias coloque um pouquinho de creme dental no seu dedo e massageie as gengivas por alguns segundos. Brinque com ele, o momento deve ser agradável. Perceba quais os lugares onde ele fica mais relutante e a cada dia fique um pouquinho a mais nesses pontos. Cada cachorro reage de forma diferente. Você deve fazer esse exercício até conseguir que ele fique bem relaxado. Em média, 5 dias são suficientes

Fase 3 – agora faça a mesma coisa da fase anterior utilizando a dedeira

Fase 4 – bom, a essa altura você já deve estar conseguindo escovar a boca inteira. Mas se o seu peludo é daqueles que tem uma “personalidade um pouquinho mais forte” é importante que não desista, principalmente se ele der chilique, senão ele vai perceber que essa é a maneira para se livrar e vai ficar cada vez mais difícil alcançar seu objetivo. Tenha o cuidado de parar a sessão antes de ele ficar irrequieto e irritado. Procure dividir a tarefa em duas etapas. Escove uma parte da boca e daí solte-o para ele se distrair. Num outro momento do dia faça a outra parte da boca. Continue agindo assim até que ele aceite a escovação com naturalidade.

Não se esqueça de sempre fazer um belo carinho no seu cão a cada nova conquista no treinamento.

Vídeo:

Como acostumar seu cachorro a ter os dentes escovados

Os dentes dos cachorros tem funções diferentes?

Cada dente tem sua função:

Incisivos – se encarregam dos cortes mais delicados como também a catação de parasitas (entre eles as pulgas). É com eles que os nossos pestinhas "detonam" os bichos de pelúcia, arrancando todo o enchimento.

Caninos – são os usados para rasgar a carne da presa, com movimentos rápidos e violentos da cabeça e do pescoço. Quando você tem um cachorro que adora “chacoalhar” um pano ou brinquedo, ele está justamente “matando” o objetos

Pré-molares

– os menores, da frente, são usados para transportar delicadamente os filhotes e outras coisas

- os maiores são mastigadores

Molares – junto com o último pré-molar superior funcionam como alicate de corte para as partes mais duras e são mastigadores poderosos. São os usados pelos nossos amigões destruidores

Qual a posição certa dos dentes dos cachorros?

A maioria das raças de cães tem mordedura em tesoura, como o Rottweiler, Labrador, Pastor Alemão, Beagle, Poodle, etc. Outros têm mordedura em torquês como o Bullmastife, São Bernardo, Terranova, etc. outros ainda tem prognatismo como o Boxer, Buldogue Inglês, Buldogue Francês, etc. Podemos então dizer que cães com focinhos de largura e comprimento médios ou longos têm mordedura em tesoura e cães de focinho curto e largo tem mordedura em tesoura invertida.

Existem vários tipos de oclusão (ou mordedura) dos cães e gatos. A oclusão é o padrão de encaixe dos dentes inferiores e superiores na arcada dentária.

Mordedura em tesoura – os incisivos superiores tocam, com a face interna, a face externa dos incisivos inferiores. Essa é a mordedura normal correta

Cao-Tes-Normal-w.jpgCao-Tes-Normal-1-w.jpgCaoTes-Normal-2-w.jpg

Mordedura em tesoura invertida – os incisivos superiores tocam, com a face externa, a face interna dos incisivos inferiores.

Cao-Tes-Inv-w.jpgCao-Tes-Inv-1-w.jpg

Mordedura em torquês - os incisivos superiores tocam o topo dos incisivos inferiores.

Cao-Torques-w.jpgCao-Torques-1-w.jpg

Quando encontramos um animal com oclusão prognata, podemos nos deparar com algo parecido com as fotos abaixo. Este tipo de oclusão é passado pelos genes dos pais, portanto é genético. Não há grandes problemas em ter um cão prognata, desde que não esteja criando problemas quando o animal mastiga a ração ou quando há falta de higienização adequada do proprietário.

Prognatismo – [do grego pro, ‘movimento
para a frente´, + gnathós, ‘mandíbula´] desalinhamento da mordedura, resultante de uma hipertrofia da mandíbula para a frente (o queixo é maior que o maxilar), provocando o desencaixe da arcada superior com a inferior. Observamos em animais de raças pequenas, como shith-tzu, lhasa apso, bulldogs..

Cao-Prog.jpgCao-Prog-1-w.jpgCao-Prog-2-w.jpg

Prognatismo superior – desalinhamento da mordedura por hipotrofia óssea da mandíbula (queixo menor que o maxilar) ou hipertrofia óssea da maxila (o maxilar é maior que o queixo).

Cao-Prog-Sup-w.jpgCao-Prog-Sup-1-w.jpgCao-Prog-Sup-2-w.jpg

Copyright Cristina Agostini – 2012

Este texto é protegido pela lei de direitos autorais.
É permitida a sua reprodução sem alterações,
incluindo o meu nome e o link da Dogsnet.

Cristina Agostini – Adestradora
Dogsnet – Produtos legais prá cachorro!
Site: www.dogsnet.com.br

Outros Videos

Como escovar os dentes de seu Cão

Mundo Animal – Hoje em dia – Como limpar olhos, orelhas e dentes do seu cão – 13.07.12

OBS – Esse material e vídeos foram captados na internet com a intenção da informação e ajudar os nossos amigos a ter uma vida melhor (Pratica de Escovar os Dentes).

Os meus cães eu escovo todos os dias a noite c/ escova infantil e utilizo a pasta sem flúor (Pasta Infantil) Tipo Cocoricó.

Nesses 8 anos de vida tem dado resultado, com uma alimentação incluindo legumes (Couve, Abobora, Cenoura, Brócolis, Beterraba), normalmente cozido com um pedaço de frango p/ passar o sabor e depois separado em porções e congelado p/ ir servindo ao longo dos dias, a alimentação legumes sempre é servida a uma temperatura morna ( aquecida), pica tudo junto e transforma em uma massa misturando c/pedaços de frango tbém picado e macerado.

A ração procuro uma de melhor qualidade e que contém vegetais na sua composição.

Ração de baixo custo, já foi comprovado que causa câncer e tumores aos animais.

É dado tbém biscoitos próprios p/ cães e o petisco tipo chip´s de couro bovino p/ proporcionar uma maior limpeza nos dentes.

About these ads

Navegação de Posts

Os comentários estão desativados.

Blog no WordPress.com. O tema Adventure Journal.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 219 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: